Ações para administrar bem o seu negócio

Postado por juriti / Blog / Nenhum Comentário

Planejar! Realizar um planejamento estratégico permite posicionar a empresa de forma competitiva. Estabeleça estratégias, objetivos, crie planos de ação definindo prazos e recursos necessários. É importante considerar o tipo de cliente que se quer atender, o mercado de atuação, verificar quais serão os fornecedores e colaboradores necessários para atingir as metas. Para investimentos pode ser uma boa ideia procurar uma linha de crédito, a Juriti Microfinanças pode lhe auxiliar!

Organizar! Lembre-se que dinheiro em caixa não é lucro, há impostos, encargos, taxas e investimentos a serem realizados. A dica é fazer uma planilha com todo o dinheiro que entra e sai, sempre lembrando de planejar as contas a pagar. Quando conseguir um lucro é importante guardar uma reserva, imprevistos acontecem. Não só as finanças merecem atenção neste quesito, manter contatos, informações e documentos em ordem facilita o dia a dia e a resolução de problemas.

Dirigir! Com as metas definidas e as finanças em ordem é hora de pôr a mão na massa e tocar o negócio rumo ao sucesso. Avalie os gastos e recebimentos com frequência. Mantenha o foco nos objetivos, fique de olho nos resultados e fique por dentro das novidades do setor, estar sempre atualizado é a chave para a inovação e conquista dos melhores resultados.

Controlar! Verifique indicadores e resultados de todas as áreas: finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, etc. Revise processos, necessidade de investimentos, maquinário e pessoal sempre que preciso, mudar e se adaptar às necessidades é a chave do sucesso. A qualidade do produto/serviço também é um item que merece atenção, ela fará sua fama.

Businessman Hands on a Rustic Wooden Table with laptop Computer a Cup of Coffee. and credit card good photo

Estratégias de Desenvolvimento

Com um espaço no mercado, finanças organizadas e processos definidos, é hora de crescer! Verifique o cenário atual, analise o mercado, a concorrência, economia e o desenvolvimento do setor de atuação. Tendo dados e informações confiáveis, é possível elaborar um novo planejamento, verificar a capacidade e viabilidade de expansão. Mas lembre-se de ser coerente, refletir sobre o cenário atual e pesar prós e contras, os riscos devem ser assumidos com consciência.

Não basta fazer um ótimo trabalho se ninguém te conhecer. É preciso estar presente na vida dos potenciais clientes, divulgar seus serviços/produtos e “carimbar” sua marca. Com maior visibilidade no mercado a conquista de novos clientes é consequência. Defina o público alvo e trace estratégias para melhor atingi-lo.

Conquistar clientes não é sinal de segurança, é preciso mantê-los. O importante é sempre ouvir e detectar as necessidades do mesmo. Cada cliente é único e deve ser tratado como tal. Conhecer o cliente e entender o perfil de cada um auxilia na hora de promover produtos e serviços, melhorar a qualidade e, assim fideliza-lo. Realizar pesquisas de satisfação é uma forma de detectar problemas e pontos fortes no atendimento, o que permite criar estratégias de melhoria continua.

A engrenagem da empresa, responsável pela qualidade, desenvolvimento e crescimento, são as pessoas que a compõem. Os funcionários devem corresponder às necessidades da empresa, mas, ao mesmo tempo, precisam de motivação. É preciso definir funções, responsabilidades e deixar claro a importância de cada um nos resultados finais. Promover o bem-estar e a satisfação e criar um ambiente participativo são itens chave na promoção da motivação, e um funcionário motivado gera bons resultados.

Com todos os pontos alinhados o sucesso é consequência. Finanças controladas, produtos/serviços de qualidade, a marca reconhecida e clientes internos e externos satisfeitos são sinais de empreendimento saudável. É importante manter-se atualizado, sempre planejar e controlar e promover a melhoria continua.

CompartiharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário


*

where are we ? click for google map